Cria um ecossistema miniatura.

Sabias que com um terrário consegues replicar as condições do
planeta Terra na tua própria casa?

 

Reutiliza um frasco que tenhas em casa, pode ser um frasco de compota ou mesmo polpa de tomate, desde que guardes a tampa. Mas lava-o bem primeiro!

Coloca pedrinhas. Elas vão ajudar a filtrar a água em excesso.

Agora mete por cima um pouco de areia, que vai servir para drenar a água.

Coloca a terra e o adubo e depois mistura bem, para que a planta tenha nutrientes

Põe a tua planta e assegura-te de que as suas raízes estão bem inseridas na mistura de terra e adubo. podes adicionar também decoração, como por exemplo berlindes!

Despeja um pouco de água para o frasco, apenas o suficiente para a terra ficar húmida.

Agora só tens de fechar muito bem o frasco e ver a natureza a funcionar! Pode ser necessário abrir o frasco de vez em quando para repores um pouco de água e fazer circular o ar.

 

Como funciona: Um terrário é um ambiente fechado no qual uma planta consegue viver durante imenso tempo. Um entusiasta de plantas chamado David Latimer criou o seu
próprio terrário numa garrafa, em 1960, e até hoje só teve de a abrir duas vezes para adicionar água! As plantas convertem luz solar em energia e dióxido de carbono em oxigénio. O oxigénio criado dentro da garrafa condensa,gerando a água que fica no
fundo da garrafa.

As folhas que apodrecem, por sua vez, caem e criam o dióxido de carbono necessário para a fotossíntese. A queda das folhas também alimenta as bactérias que geram os nutrientes do composto da planta, que é absorvido pela raiz.

Partilha: