Máscara de Papier Machê

O Carnaval surgiu na Antiguidade e começou por ser uma festa popular para celebrar os deuses pagãos e também a natureza!

Depois de ter passado por muitas alterações, o Carnaval que hoje conhecemos – caracterizado pelos desfiles, máscaras e foliões – está plenamente enraizado na nossa cultura, mas é celebrado com mais euforia em cidades como o Rio de Janeiro, Veneza ou Paris.

Mas nós também vamos comemorá-lo por cá! Para isso, vamos ensinar-te a fazer uma máscara de papel machê.

Inspira-te no teu animal favorito e pede a um adulto que te acompanhe no processo.

1º – Escolhe uma meloa quando fores às compras. O tamanho da meloa vai depender do tamanho que queres a tua máscara.

2º – Envolve película aderente à volta de toda a meloa.

3º – Rasga em tiras as folhas do jornal ou da revista e cola-as na meloa com a cola branca. Mergulha as folhas na cola e começa a distribui-las à volta da meloa. O ideal é criar três camadas de papel. Depois, tens de deixar a tua máscara a secar durante um dia.

4º -Faz um corte à volta de toda a meloa, com um x-ato, e separa-a em duas metades, com cuidado. Deita o resto da película aderente fora e lava bem a meloa! Está cheia de nutrientes e continua boa para comer.

5º – Começa a fazer buracos para os olhos, nariz e boca. Com a tesoura, começa a recortar devagarinho o espaço para os olhos, para o nariz e para a boca. E tens ainda de fazer mais dois furos, de lado, para poderes amarrar o fio com um nó.

6º – Pinta a máscara. Depois, é só dar azo à imaginação, e pintares com as tuas cores preferidas!

Partilha: