A minhoca, a pequena escavadora
A minhoca, apesar de não ser um animal muito gracioso, tem uma enorme importância no equilíbrio natural do nosso planeta.
A minhoca, apesar de não ser um animal muito gracioso, tem uma enorme importância no equilíbrio natural do nosso planeta.
Hoje apresentamos-te uma ave muito especial: a águia de bonelli!
Muitas vezes confundida com a águia-real por causa da sua silhueta em voo, esta ave de rapina distingue-se por ter guias mais curtas e a cauda mais longa. Além disso, tem um comprimento de cerca de 60 cm e envergadura de asas de 165 cm, o que a torna ainda mais vistosa.
Por ser uma ave em perigo de extinção, a águia de bonelli merece uma preocupação redobrada entre as 235 espécies presentes em áreas protegidas pela Navigator.
A Pega-Rabuda é uma ave muito comum em Portugal e, possivelmente, uma das mais inteligentes. Além de se adaptar a qualquer ecossistema sem dificuldade, também é capaz de imitar a voz humana e reconhecer o seu próprio reflexo.
A Portulaca é uma pequena herbácea também conhecida por outro nome: “Onze-horas”!
Este é o camaleão-comum, uma espécie de lagarto com características muito especiais!
Podes encontrá-lo no sul da Europa (Portugal, Espanha e Grécia), em algumas ilhas mediterrânicas, no Norte de África e no Médio Oriente.
A giesta é uma planta originária de vários continentes, apesar de existir em maior abundância em zonas mediterrâneas.
O burro mirandês é um animal com características muito próprias e incomparáveis, pois teve que se adaptar ao meio ambiente em que vive.
A erva-do-caril tem um nome com inspiração indiana, é verdade, mas, ao contrário do que se possa pensar, é uma planta originária de Portugal! O seu nome deve-se ao facto de libertar um aroma muito semelhante ao do caril.
O texugo é um animal da floresta muito tímido e, por isso, sai sempre da sua toca com cuidado, analisando o terreno através do olfato. Pelo tamanho do seu focinho já deves ter percebido que o olfato é o sentido que tem mais apurado!
Hoje partilhamos contigo algumas curiosidades sobre um amigo que de certeza já deves ter visto ao passear na floresta: a lebre!